VSB_PRODUÇÕES
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VSB_PRODUÇÕES

Tudo o que há de melhor para você!!!
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 BEM ESTAR NA 3ª IDADE

Ir para baixo 
AutorMensagem
Sassá

Sassá


Mensagens : 3
Pontos : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Idade : 55
Localização : Taiobeiras - Minas Gerais

BEM ESTAR NA 3ª IDADE Empty
MensagemAssunto: BEM ESTAR NA 3ª IDADE   BEM ESTAR NA 3ª IDADE Icon_minitimeSex 18 Fev - 17:41

Nutrição na 3ª Idade


A qualidade da alimentação influencia na saúde e no bem-estar na melhor idade.

Quem é que não sonha em envelhecer com saúde para curtir os netos com disposição, passear bastante ou até mesmo ficar em casa e simplesmente relaxar?

No Brasil, a terceira idade inclui todos os adultos com 60 anos ou mais. É uma fase em que ocorre uma série de mudanças no corpo e na vida social das pessoas, pois, muitas vezes, coincide com a aposentadoria. Então, por que não chamá-la de “melhor idade”? Mas, para curtir a maturidade de forma plena, alguns cuidados com a alimentação devem ser observados.

Segundo especialistas, a alimentação na melhor idade é afetada por vários aspectos, que incluem condições econômicas, psicológicas, número de moradores no domicílio, as preferências de quem faz as compras e prepara as refeições e da própria saúde do indivíduo.

Os nutricionistas contam que a melhor idade é a fase que coincide com a diminuição do gasto energético, ou seja, as pessoas passam a realizar menos atividades e, portanto, precisam de menos energia. Ocorre uma redução tanto da massa muscular quanto de gordura e conseqüentemente do metabolismo basal. Alem disso, outros fatores caracterizam o período. Os sentidos (tato, visão, audição e olfato) ficam menos aguçados e ocorrem alterações nas estruturas e nas funções dos órgãos do sistema digestivo que, juntamente com o uso de alguns medicamentos, podem levar a uma menor absorção de nutrientes como o cálcio, ferro e vitamina

As vitaminas são micronutrientes que costumam ser divididos em dois grandes grupos: as que são solúveis em água e aquela que são solúveis em gordura. Acredite, isso tem uma grande importância prática para você.

“É muito importante que o idoso não tenha uma alimentação monótona”, ressaltam os nutricionistas. Ele deve comer de tudo, ou seja, todos os tipos de alimentos e grupos alimentares, tendo em mente a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e osteoporose. O fato de termos como prato típico o arroz e o feijão contribui com a boa nutrição.

Além da variedade, a quantidade de alimentos que são consumidos também é fundamental para o grupo. Na prática clínica diária, é comum encontrarmos idosos tanto com subnutrição quanto com excesso de peso. Isso se deve pela falta ou excesso na ingestão dos alimentos.

Os idosos que possuem próteses dentárias, devem ajustá-las para que sintam conforto ao consumir alimentos de todos os tipos e texturas. A boa hidratação também é fundamental. A falta de sede é comum, e é importante que o idoso beba muita água, sucos e chás todos os dias.

Bons hábitos alimentares estimulam o bem-estar, gerando impacto direto na qualidade de vida na 3ª idade. Envelhecer com saúde, disposição e independência é um passo importante para uma vida feliz.


Ir para o topo Ir para baixo
 
BEM ESTAR NA 3ª IDADE
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
VSB_PRODUÇÕES :: NUTRIÇÃO-
Ir para: